36º Encontro Internacional de Astronautas (ASE 2025) encerra edição histórica no Brasil com celebração à paz e à ciência
;Pela primeira vez na América Latina, o 36º Encontro Internacional de Astronautas - ASE 2025 (Association of Space Explorers) reuniu, de 03 a 07 de novembro, astronautas, cosmonautas e taikonautas de 20 países

Vista Aérea do Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), Brasil. Crédito: ASE 2025
São Paulo (SP), 10 de novembro de 2025 — Pela primeira vez na América Latina, o 36º Encontro Internacional de Astronautas – ASE 2025 (Association of Space Explorers) reuniu, de 03 a 07 de novembro, astronautas, cosmonautas e taikonautas de 20 países em uma semana dedicada à cooperação científica, inovação tecnológica e educação. A base do encontro foi o Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), escolhido pela excelência de infraestrutura e serviços de hospitalidade, garantindo logística integrada para plenárias, sessões técnicas, encontros com estudantes e atividades de relacionamento.

A cerimônia de encerramento, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, traduziu o espírito da edição brasileira: um espetáculo concebido como manifesto pela paz, exaltando a perspectiva de mundo sob a ótica da ciência e da cooperação entre tripulações, sempre orientada ao bem-estar dos passageiros em missões presentes e futuras.
Na ocasião, os participantes também lançaram o livro “Visões do Cosmos” e abriram um concerto sinfônico ao lado de um coral infanto-juvenil, erguendo as bandeiras de seus países e entoando o refrão de “Queremos Paz no Planeta”, canção inédita de Adylson Godoy e Claudia Souza, criada especialmente para o encontro.

“Quero paz no planeta. Quero paz nos corações. Que o respeito prevaleça. Nas futuras gerações”, diz o refrão da música ‘Queremos Paz no Planeta’.
Crédito das imagens: ASE 2025.


Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais Museu Catavento
Ao longo da semana, os representantes da ASE visitaram instituições científicas, tecnológicas e de ensino no estado de São Paulo; inauguraram a exposição “Universo dos Astronautas”, que permanecerá aberta à visitação pública no Museu do Catavento (São Paulo/SP) - Endereço: Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, até fevereiro de 2026, e, em breves pronunciamentos, reconheceram a qualidade da pesquisa, do parque tecnológico e da formação de talentos locais.
A programação técnica contemplou painéis sobre operações espaciais comerciais, novas tecnologias, segurança de voo, saúde em ambientes extremos, educação STEM e sustentabilidade, reforçando a vocação do encontro como plataforma de intercâmbio internacional e inspiração para as novas gerações.
Como epílogo simbólico da passagem pelo Brasil, cerca de dez dos aproximadamente 100 inscritos aceitaram convite da Prefeitura e, ontem, antes do retorno às suas bases, foram ao Autódromo de Interlagos assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1, em gesto de integração cultural com um dos eventos esportivos de maior projeção global sediados por São Paulo.



Na Tribuna de Honra do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), com o prefeito Ricardo Gomes e o governador Tarcísio de Freitas, acompanham o grande prêmio Brasil de Fórmula 1 os astronautas Hazzaa Al Mansoori (Emirados Árabes Unidos); Tony Antonelli (EUA); Randolph Bresnik (EUA); Robert Cabana (EUA); Reinhold Ewald (Alemanha); Michael Foreman (EUA); Kathryn P. Hire (EUA); André Kuipers (Holanda); Jannicke Mikkelsen (Noruega); Mark L. Polansky (EUA); Marcos Pontes (Brasil); Sian Proctor (EUA); Kathleen Rubins (EUA) e Tibor Kapu (Hungria).
Sobre a ASE
A Association of Space Explorers (ASE) é a entidade mundial que reúne profissionais que voaram ao espaço, promovendo diálogo com a sociedade, difusão de conhecimento científico e cooperação entre nações.
Sobre o Club Med Lake Paradise
Localizado em Mogi das Cruzes (SP), o Club Med Lake Paradise é referência em hospitalidade, eventos corporativos e convenções, combinando natureza, esportes e serviços de alto padrão em um complexo multifuncional.

admin 






